Gadovist®


Perfil do Produto

O Gadovist® 1.0 (gadobutrol) é um agente de contraste extracelular único, desenvolvido e fabricado pela Bayer. As indicações aprovadas em adultos e crianças* incluem RM intensificada por contraste (RM IC) de várias regiões do corpo, incluindo cérebro, medula espinhal, fígado e rim, bem como a angiografia por RM (ARM) intensificada por contraste. Essas indicações respondem por cerca de 80% de todos os procedimentos de RM IC.

O Gadovist® 1.0, com sua concentração de 1.0 mol/L de gadobutrol, contém duas vezes mais teor de gadolínio Gd por volume do que outros meios de contraste com gadolínio extracelulares disponíveis. Além disso, o Gadovist® 1.0 possui relaxamento de T1 relativamente alto no plasma: 5,2 (±0.3) L/mmol/seg em 37ºC e 1,5 T. É importante ressaltar que apesar de maior concentração de gadolínio, a sua dose final será a mesma que a utilizada com contraste de 0,5 molar , uma vez que o volume de Gadobutrol costuma ser a metade dos contrastes de meio molar.


Características

O Gadovist® 1.0 é um agente de contraste extracelular para RM e ARM desenvolvido e fabricado pela Bayer. O ingrediente ativo no Gadovist® 1.0 é o gadobutrol, um quelato de Gd macrocíclico não-iônico com estabilidade alta in vitro e in vivo.

Como o Magnevistan® e outros agentes de contraste de RM, o Gadovist® 1.0 contém o íon Gd3+ paramagnético. O Gd é um elemento de terras raras que encurta os períodos de relaxamento (T1 e T2), consequentemente intensificando o contraste em varreduras por RM.

As qualidades físico-químicas únicas do gadobutrol tornaram possível oferecer o Gadovist® 1.0, um produto que apresenta uma concentração de Gd3+ duas vezes mais alta que a de qualquer outro meio de contraste de RM atualmente disponível no mercado.

Apesar da concentração dupla, os valores de osmolalidade e viscosidade do Gadovist® 1.0 ficam bem dentro da faixa essencial para boa tolerância dos meios de contraste intravenosos.

Devido à sua concentração dupla, o Gadovist® 1.0 proporciona a vantagem prática de um volume de injeção menor, especialmente em aplicações de alta dose. A concentração de 1.0 molar também permite que o Gadovist® 1.0 contribua substancialmente para o avanço das novas técnicas de RM, tais como a RM dinâmica rápida, que exigem um bolo compacto de meio de contraste para um sinal ideal.

Um exemplo de tal aplicação dinâmica são as imagens de perfusão cerebral para avaliação de eventos isquêmicos, uma técnica importante para diagnosticar acidente vascular cerebral isquêmico como uma emergência médica tratável. As imagens de perfusão cerebral também estão em alta em outras áreas da prática clínica, por exemplo, para caracterização tumoral.

As informações disponibilizadas sobre nossos medicamentos tem caráter informativo, não devendo ser usadas para incentivar a automedicação ou substituir a relação médico-paciente. NÃO UTILIZE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.


Apresentação

Gadovist®

  • Frasco de 15 ml.

 


Downloads

A bula disponibilizada neste site representa a versão de bula que está sendo comercializada, podendo existir uma versão mais atualizada disponível no Bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Para acessar o Bulário da ANVISA clique no link: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/index.asp