Ressonância Magnética (RM)

Ressonância Magnética (RM)

A ressonância magnética é um exame de diagnóstico por imagem que capta imagens em alta definição de órgãos do corpo humano utilizando campo magnético. Trata-se de um equipamento com campo magnético potente que com o auxílio de bobinas que são posicionadas nas regiões estudadas e captam sinais que são processados e transformados em imagens.

A segurança é uma questão muito importante na ressonância magnética. Devido à natureza do equipamento há um forte campo magnético, desta forma os pacientes devem ser examinados cuidadosamente para verificar se têm qualquer objeto metálico como óculos, grampo de cabelo, marca-passo, pinos, joias, maquiagem, cartões magnéticos, telefones celulares e outros dentro da sala de exame.

O paciente que faz o exame deve permanecer imóvel para que os dados da região estudada possam ser captados, qualquer movimento pode prejudicar a qualidade das imagens e, eventualmente, impedir a análise adequada.

O fato dos aparelhos de ressonância não usarem radiação ionizante é um conforto para muitos pacientes, assim como o fato dos meios de contraste terem uma incidência de efeitos colaterais muito pequena.

Alguns pontos devem ser observados:

  • Pessoas com marca-passos não podem fazer esse exame por questões de segurança. Existem alguns aparelhos mais modernos que podem ser utilizados em campos magnéticos. Entretanto , é necessário saber exatamente qual o tipo de marca-passo o paciente possui e se este é compatível com o aparelho de ressonância magnética. Nestes casos , é interessante que o paciente consiga uma carta com o médico responsável pelo marca-passo , dizendo se o mesmo é compatível com o exame de ressonância.
  • Pessoas claustrofóbicas que necessitem realizar o exame podem fazê-lo anestesiadas e devidamente monitoradas.
  • Durante o exame, a máquina faz muito barulho. São sons de batidas contínuas e rápidas. Por isso, os pacientes recebem protetores ou fones de ouvido para abafar o som. O barulho é criado pelo aumento da corrente elétrica nos fios dos magnetos gradientes que estão enfrentando a resistência do campo magnético principal.
  • Equipamentos ortopédicos (pinos, placas, próteses articulares) na área do exame podem causar graves distorções nas imagens. Isso porque o equipamento cria uma alteração significativa no campo magnético principal.